LESÕES MENISCAIS
Se tem uma articulação do corpo que é complexa essa articulação é o joelho. Ele é exigido ao extremo devido às suas várias funções já que para andar, correr, pular, sentar, abaixar, cruzar as pernas, chutar, pedalar, espreguiçar, alongar, deitar, entre outros movimentos, o joelho sempre é exigido. Assim, ao longo do dia ele passa por flexões, extensões, rotações laterais e possibilita movimentos em diversos eixos diferentes.
Entre as estruturas que compõem o joelho, os meniscos são essenciais para a função biomecânica da articulação. Eles trabalham em várias frentes: são lubrificadores, estabilizadores, amortecedores e os responsáveis por distribuir a carga recebida dentro da articulação. Eles possuem fibras de colágeno de tecido, que espalham a compressão na articulação e diminui a força direta sobre a cartilagem articular. Quando eles sofrem com desgaste, podem desenvolver uma osteoartrite ou até uma lesão meniscal.
O que são as Lesões Meniscais
O menisco medial não tem muita mobilidade, diferentemente do menisco lateral. Ele desloca-se no máximo 5 mm para dentro da articulação. Consequentemente, está mais sujeito a lesões. Já o menisco lateral possui muito mais mobilidade, podem deslocar-se em até 1cm e tendo menos chances de ser machucado. A dor localizada é o principal sintoma das lesões meniscais. Ela pode aparecer com períodos de alívio e outros intensos, dependendo dos movimentos realizados com o joelho, como agachar ou cruzar as pernas. O inchaço e travamento por completo são os outros sintomas mais fortes das lesões meniscais
A lesão corresponde a um rasgo no menisco, impactando na cápsula da articulação sinovial da articulação. Isso provoca a dor aguda e o inchaço é consequência da inflamação da membrana sinovial, que provoca um derrame na região, popularmente chamado de água no joelho, com o excesso de produção de líquido sinovial.
Causas
Pode até não parecer, mas as lesões meniscais são muito comuns. Na maioria dos casos, ela é provocada por traumas. É comum vermos atletas ou pessoas em atividade física sofrerem esta lesão, como em uma luta, uma partida de futebol, basquete ou outra modalidade que envolva impacto, pancadas ou mudanças bruscas de movimento.
Mas as lesões meniscais traumáticas também ocorrem durante torção no joelho em pessoas ativas jovens. É muito comum lesionar-se quando se está com o joelho flexionado ao extremo, ao agachar ou ajoelhar-se.
Já as lesões degenerativas são provocadas pelo desgaste progressivo dos meniscos e as pessoas com mais de 40 anos são as vítimas mais frequentes. De acordo com estudos, 75% das lesões ocorrem no menisco medial, 25% no menisco lateral e 5% dos pacientes terão lesões bilaterais.
Tratamento para lesões meniscais
O tratamento vai depender de várias fatores como em qual menisco ocorreu, extensão, tempo de lesão, idade e ligação ao esporte do paciente.
No caso das pessoas mais idosas, é mais recomendado o tratamento não-cirúrgico. Já nos demais pacientes, é realizada uma cirurgia de retirada do mínimo possível do menisco lesionado (meniscectomia parcial) ou sutura da região “rasgada”. A cirurgia é feita por meio de vídeoartroscopia e, geralmente, o paciente recebe alta no mesmo dia.