LESÃO DO MANGUITO ROTADOR

O ombro é uma das mais complexas articulações do corpo humano e um dos componentes dele é o manguito rotador. Ele é composto por quatro músculos, tendões e ligamentos que mantém o ombro na posição correta para que os braços tenham livre movimentação. A lesão do manguito rotador é bastante comum e compromete estruturas que contribuem para a estabilização do ombro.

Essas lesões ocorrem devido a uma inflamação provocada por desgaste, irritação ou um impacto após uso exagerado da articulação. Nos casos mais extremos, há a ruptura dos tendões da região. Por isso, atletas de modalidades como natação, vôlei, tênis e outros esportes que sobrecarregam os ombros, assim como trabalhadores que carregam peso ou fazem movimentos repetitivos com braço elevado em excesso ao longo da jornada diária de trabalho, como pintores, carregadores, pedreiros e até mesmo, professores, são vítimas comuns da lesão de manguito rotador.

As pessoas com idade superior a 40 anos também estão na lista de potenciais vítimas. Isso porque o avanço da idade aumenta o risco de desgaste progressivo das articulações, tendões e ossos e o consequente aparecimento de lesões degenerativas. Há ainda a questão genética decorrente do histórico familiar e que pode promover o desgaste da articulação do ombro.

Imagem da ressonância magnética: manguito lesionado

Sintomas mais comuns

O principal sintoma é a dor na região do ombro. Essa dor afeta o sono da pessoa e pode ser potencializada quando ela está deitada, principalmente de lado, ou dorme sobre o ombro afetado. As dores são limitantes e podem tornar difíceis algumas atividades corriqueiras do dia a dia como pentear os cabelos, escovar os dentes, estender ou recolher roupas do varal, cozinhar ou colocar as mãos nas costas.

Tratamentos recomendados

Antes de pensar em qual o tratamento mais adequado, é preciso diagnosticar a lesão de manguito rotador. Ao sentir dores no ombro frequentemente o recomendado é procurar um ortopedista. É ele que avaliará qual tipo de tratamento será adotado de acordo com o estágio em que se encontra a lesão. O repouso é fundamental. Nos tratamentos mais conservadores, em que se tenta reverter a dor e a limitação do movimento, inclui-se ainda a aplicação de gelo e a fisioterapia, junto com anti-inflamatórios ou analgésicos, que vão atuar na diminuição das dores. Em casos mais sérios se torna necessário passar por uma cirurgia. O procedimento cirúrgico necessário é o reparo do tendão (para reafixar o tendão danificado ao osso) e a remoção de esporão ósseo (que é o crescimento desproporcional de algum osso). O procedimento é feito sem cortes extensos pela técnica da vídeo-artroscopia, através de pequenos orifícios na pele.

Complicações ao não dar a devida importância à lesão

É preciso levar muito a sério a lesão de manguito rotador. Sem tratamento, ela pode levar à rigidez ou fraqueza permanente na articulação do ombro, comprometendo-a cada vez mais e limitando os movimentos da região. Buscar o diagnóstico correto com um ortopedista cirurgião de ombro e o consequente tratamento adequado para a lesão é fundamental para não ter a qualidade de vida diminuída.