LESÃO CONDRAL

A articulação dos joelhos é uma estrutura muito complexa, devido à diversidade de elementos que possui. É formada por ligamentos, cartilagens, menisco e a articulação de ossos importantes como a tíbia, fêmur e patela. Diversas tarefas cotidianas dependem do bom funcionamento dos joelhos para serem realizadas, por exemplo: levantamento de pesos, exterior ensão e flexão de pernas ou rotações. Além disso, a prática esportiva também afeta diretamente o impacto nos joelhos.

As extremidades dos ossos da tíbia e fêmur que compõem o joelho são revestidas de cartilagem, assim como em todas as articulações do corpo.  Funcionam como um amortecedor de todo o impacto que a articulação recebe, além de permitir um movimento entre os ossos com mínimo de atrito.

A lesão da cartilagem ou lesão condral pode ocorrer em decorrência de trauma ou sobrecarga desta cartilagem. Pode ocorrer repentinamente numa pancada durante a prática de esportes, mas também aparece ao longo dos anos, devido a estímulos metabólicos, genéticos e ao esforço repetitivo e sobrepeso. Com a redução da espessura da cartilagem, o atrito ósseo se intensifica ocasionando dores e desconforto no local.

A lesão condral é considerada de difícil tratamento, já uma vez que essa cartilagem possui baixo potencial de regeneração. Portanto, devem ser tomados alguns cuidados com sobrepeso e atividades físicas que causem impacto nas articulações. Também é recomendado o fortalecimento muscular com orientação adequada. Em casos de deslocamento de fragmentos ósseos que provoquem a obstrução de movimentos, pode ser necessário  procedimento cirúrgico.

Ao menor sinal de desconforto ou dor, seja durante exercício físico ou repouso, o melhor é procurar a orientação de um médico ortopedista para realizar os exames necessários, através de histórico clínico e exames de imagem. O descanso muscular é elemento importante durante a fase de recuperação pós exercicio, que também pode incluir aplicação de compressas de gelo e uso de anti-inflamatórios. A falta de cuidados com a lesão condral pode afetar de maneira irreversível o joelho evoluindo para quadros de osteoartrite ou artrose do joelho, doença que pode afetar em vários graus a qualidade de vida das pessoas.