Estalos com dor podem ser prejudiciais

Close up of Sport man suffering with pain on sports running knee

Seus joelhos estalam quando você realiza algum movimento com as pernas, como agachar? O ortopedista Rodrigo Medeiros, de Londrina, afirma que estes barulhos não indicam nenhum sinal de problema, a não ser que venha acompanhado de outros sintomas.

“Esses estalos são normais, acontece com a maioria das pessoas. Eles acontecem por conta das bolhas de gás que se formam na articulação. Ocorre quando estalamos os dedos das mãos também”, explicou o ortopedista, que é especialista em joelhos.

Há também outras explicações para os estalos no joelho e outras articulações do corpo humano, como os tornozelos. “Elas estão o tempo se movendo e pode acontecer uma mudança no curso de um tendão ou ligamento. E quando ele volta à posição original, é normal a pessoa ouvir um estalo”, acrescentou o médico.

Mas é importante ligar o sinal de alerta caso estes estalos se apresentem acompanhados de dores ou outros sintomas, como inchaço ou perda da mobilidade dos joelhos. “Eles podem ser um dos sinais de uma lesão na cartilagem conhecida como condromalácia ou condropatia, além de lesões de meniscos. Geralmente, os sintomas dessas lesões são estalos no joelho ao dobrar a perna, travamento no joelho ou dor atrás da patela”, apontou Medeiros.

Geralmente, os estalos acometem mais as mulheres por causa da anatomia do joelho, diferente dos homens. Por isso, elas se queixam de barulhos no joelho ao realizar movimentos simples. O ortopedista explica que essa maior predisposição feminina ao problema pode estar ligado a fatores hormonais e posturais. “Casos crônicos e repetitivos femininos são muito comuns, apesar dos tratamentos”, pontuou.

Um exercício que exige bastante cuidado ao praticá-lo é o agachamento, que é bastante realizado em academias. Segundo os ortopedistas, é comum pessoas se queixarem de estalos nos joelhos após uma série mais intensa. “Quando não se respeita o ângulo ideal, o quadril acaba ficando abaixo da linha do joelho e isso acarreta num peso quase oito vezes maior do seu corpo em cima da patela. Isso pode levar a lesões no local”, orientou o especialista. Segundo ele, a execução correta é não dobrá-los mais que 90 graus. Assim, as articulações não ficam sobrecarregadas e o treino de força é eficaz.

Nos casos que apresentam dores, a avaliação ortopédica se torna necessária devido a possíveis patologias associadas. Normalmente a fisioterapia é um tratamento bastante indicado. Evite pegar peso e usar sapatos pesados e desconfortáveis, além de ao máximo subir e descer escadas.

“O que acontece muito é que as pessoas acabam por evitar alguns movimentos por conta de dores e estalos nos joelhos e isso gera uma adaptação da articulação que nem sempre é favorável. A perda de movimento nos joelhos não pode ser encarado como algo normal. O movimento normal dos joelhos deve ser preservado, pois é dessa forma que a articulação recebe todos os nutrientes necessários.

Para manter as articulações em ordem, as regras são as mesmas de uma vida saudável: manter o peso, alimentar-se bem e praticar exercícios moderados.